Agora é pra valer. Já noticiamos que os planos da Nokia de fazer uma parceria com a Microsoft e que no dia de hoje haveria um pronunciamento a respeito (veja mais aqui). E o que era espera está confirmado: a maior fabricante de telefonia móvel do mundo passará a usar o Windows Phone como sistema principal, não mais o Symbian.
A Nokia irá ajudar a guiar e definir o futuro do Windows Phone, contribuindo com sua experiência, hardware, suporte de idiomas e participação no mercado mundial. Não será simplesmente mais um sistema operacional, será toda uma nova organização que vai muito além do que apenas um sistema que vem no ser celular.
Assim como a Apple e a Google, a Nokia junto com a Microsoft construirão um ambiente completo para o sistema que começa nas fábricas com os dispositivos e vai até as mãos do consumidor, trabalhando com operadoras, desenvolvedores, aplicativos, unificação na comunicação, propaganda e tudo mais que se relacionar aos smartphones. Desta forma, a Nokia pretende formar um grande concorrente para os completos sistemas Android e iOS.
A idéia da parceria é, basicamente, juntar o melhor dos dois mundos. A Nokia trabalhará, construirá as já tão bem feitas tecnologias, como a câmera excepcional do Nokia N8, em cima do Windows Phone. Que exemplos da junção do melhor dos dois?
Nokia Maps + Bing Search: a navegação guiada por voz gratuita e offline do Nokia Maps será integrada ao Bing Search. Resultado: cobertura GPS completa em 180 países, dos quais 100 países terão navegação guiada por voz completa e gratuita. Um passo a frente e grande concorrente do Google Maps, que oferece navegação guiada por voz em bem menos países e não trabalha offline, portanto tem um custo para ser usado.
Microsoft Marketplace + Ovi Store: as ferramentas para desenvolvedores do Windows Phone (incluindo o Silverlight) serão usadas para criar aplicativos para os celulares Nokia e a Ovi Store será integrada ao Marketplace, centralizando as duas em uma só loja de aplicativos.
Além disso, teremos todo o potencial tecnológico da Nokia em fazer smartphones de primeira somados ao melhores recursos Windows, como Office, Bing e Xbox Live. Como toda certeza, muito está para vir e estamos empolgados para ver! Veja o vídeo do anúncio oficial da parceria:
Isso significa o fim para o Symbian? De fato não são boas notícias para os fãs do Symbian. Mas ainda não é o fim, pelo menos ainda não é. Ainda haverá suporte para os smartphones Symbian já existentes e a Nokia ainda pretende vender 150 millhões de dispositivos Symbian antes da transição se concretizar por completo. E depois? Bem, a resposta já está no próprio gráfico da Nokia abaixo.
Além dessas mudanças, a Nokia já anunciou mudanças no seu time corporativo principal, dividindo a estrutura da empresa em duas: Mobile Phones e Smart Devices. O primeiro segmento deve ficar responsável pelos celulares de médio a baixo custo, provavelmente isso inclui os celulares Symbian. O segundo segmento deve vicar responsável pelos dispositivos de alta tecnologia que devem fazer uso do sistema Windows Phone.
Essa é a maior notícia que já recebemos esse ano que trará um enorme impacto para o mercado mundial. A revolução na Nokia promete muito! Estamos realmente empolgados para ver os resultados da união dessas duas gigantes. Fique ligado para mais notícias.
0 comentários:
Postar um comentário