Glossário

     Não entendeu algum termo do site? Está com dúvidas? Com a finalidade de lhe ajudar, o CelArena fornece um glossário com os principais termos tecnológicos aplicados na área de celulares. Se tem dúvidas em algum termo ou expressão que não consta na lista, sugira-a para nós (veja a página contato)!
     Segue abaixo a lista de palavras, organizada em ordem alfabética:


A:
Acelerômetro - componente eletrônico que é capaz de detectar inclinações, rotações, movimentos e gestos, como balançar o aparelho. Seu uso mais comum em celulares é para ativar a rotação da tela de retrato para paisagem conforme o movimento executado pelo usuário e vice-versa. Também é usado em jogos e aplicativos, como controlar o reprodutor de músicas por meio de movimentos.
AMOLED display (Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode, em inglês) - tecnologia para telas de dispositovos móveis, como celulares, baseada na tecnologia OLED. Telas AMOLES são formadas por quarto camadas, que fornece ótima qualidade visual. Sua vantagem é a redução do consumo de energia.
Android – sistema operacional móvel baseado no Linux e criado pela Google. É um sistema livre que pode rodar em qualquer dispositivo móvel, independente do fabricante.
Auto foco – recurso de câmeras digitais que possibilita focar exatamente em um objeto. Isso melhora a qualidade da imagem e permite aproximações, sendo uma vantagem em comparação com camêras de foco fixo.

E:
EDGE (Enhanced Data for Global Evolution, em inglês) - tecnologia digital para telefonia celular que permite melhorar a transmissão de dados e aumentar a confiabilidade da transmissão. Considerada uma melhora na tecnologia GPRS. A velocidade máxima fornecida é de 473 kbps, mas normalmente limita-se a 135kbps.Sucedida pela tecnologia 3G.

F:
Foco fixo – determina uma distância mínima para se tirar fotos e não pode ser reajustada, não permitindo aproximações em objetos determinados, o que limita a qualidade das fotos.

G:
GPRS (General Packet Radio Service, em inglês) – tecnologia que permite a transferência de dado por meio de celulares. Usada para acesso móvel a internet, MMS, entre outros serviços. Sua velocidade máxima é de 115kbps, mas normalmente limita-se a 35kbps. Sucedida pela tecnologia EDGE.

L:
LED (Light Emitting Diode, em inglês) – diodo semiconductor que emite luz quando energizado. Usado em telas, teclado com luz de fundo, flash em camêra de celulares, etc.

M:
microSD - é um padrão de cartões portáteis de memória flash removíveis. Atualmente, o formato de cartão de memória comercialmente disponível com as menores dimensões. Disponível nas seguintes capacidades: 128MB, 256MB, 512MB, 1GB, 2GB, 4GB, 8GB, 16GB e 32GB.
MPEG-4 video - padrão utilizado primeiramente para compressão de dados digitais de áudio e vídeo. É eficiente através de uma variedade de bit-rates indo desde poucos kilobits por segundo até dezenas de megabits por segundo. Fornece as seguintes funcionalidades: eficiência de codificação melhorada, possibilidade de codificação de diferentes mídias(vídeo, áudio, fala), flexibilidade a erros para possibilitar transmissões robustas e possibilidade de interção com a cena áudio-visual gerada através do receptor.

N:
NFC - tecnologia de comunicação de alta frequência sem fios de curto alcance que permite a troca de dados entre dois dispositivos, conhecida, principalmente, por permitir pagamentos via celular.

O:
OLED (Organic Light-Emitting Diode, em inglês) – tecnologia para telas que consiste em diodos orgânicos, compostos por moléculas de carbono que emitem luz ao receberem uma carga elétrica. Fornece muitas vantagens sobre a tecnologia LCD: é mais leve, fino, barato, brilhantes, precisam de menos energia, tem melhores ângulos de visão, contraste e tempo de resposta a vídeos.

Q:
QVGA (Quarter Video Graphics Array, em inglês) – referente a imagens e vídeos que têm resolução de 320x240 pixels.

R:
RDS (Radio Data System, em inglês) - sistema de transmissão de dados digitais usando emissores de radiodifusão em FM. O RDS permite visualizar várias informações sobre a estação de rádio sintonizada, como o nome da rádio, tipo de programação, nome do artista e música que está sendo reproduzida, etc.

T:
TFT (Thin Film Transistor, em inglês) – uma das melhores tecnologias LCD (Liquid Crystal Display) aplicada em telas em termos de qualidade de imagem e tempo de resposta. Apresenta transistores próximos de cada pixel, possibilitando o controle indivual de cada pixel.

V:
VGA (Video Graphics Array, em inglês) - imagens e vídeos que têm resolução de 640x480 pixels.

X:
Xenon flash – usado em câmeras, produz uma luz branca forte por um curto tempo.  Produz uma luz mais forte que a do flash LED, mas não pode ser usado em gravações de vídeo, já que é por tempo limitado.

Z:
Zoom digital – recurso para câmeras fotográficas que tem a finalidade de aproximar objetos. Não fornece tantas vantagens quanto o zoom óptico, já que diminui a qualidade da imagem.
Zoom óptico – recurso para câmeras fotográficas que, assim como o zoom digital, tem a finalidade de aproximar objetos. O efeito é criado a partir da movimentação das lentes ópticas da câmera. Oferece melhor qualidade do que o zoom digital.