10 de fev. de 2011

Nokia poderá fazer parceria com Microsoft; tchau Symbian?


Com os últimos dados lançados pela IDC, podemos ver que a Nokia, ainda a maior fabricante de telefonia móvel do mundo, tem perdido sua influência nos últimos tempos (veja os dados aqui). O Symbian já não é mais líder (veja mais), perdendo seu espaço para o Android e também para o iOS da Apple. Com tudo isso claramente visível, o diretor executivo da Nokia, Stephen Elop, não tentou esconder a realidade no seu último pronunciamento.

Stephen Elop, resumidamente,  admitiu as perdas da Nokia e a falta de sucesso do Symbian no mercado. Mesmo permanecendo líder, o sistema é difícil de se manter e trazer inovações leva muito tempo, ao contrário do que a Google tem feito. Ainda diz que os concorrentes tem aumentado tomado a participação no mercado com, não apenas hardware e software, mas também aplicativos, desenvolvedores, comunicação unificada, aplicativos sociais, pesquisa e muito mais. Portanto, Elop diz que a Nokia tomará um corajoso passo incerto em direção ao futuro. Que passo será esse?


Amanhã, dia 11 de fevereiro, teremos a confirmação dos novos planos da empresa. Mas, diversas fontes, incluindo fontes renomeadas, como o "Wall Street Journal", tem afirmado que o diretor executivo da Nokia pretende anunciar uma parceria com a Microsoft. A Nokia já deve ter pesquisado a respeito do Android, ou a possibilidade a continua com o Symbian, mas essas opções já parecem fora de questão.

Portanto, não podemos imaginar outra parceria com a Microsoft a não ser o uso do Windows Phone 7 como sistema principal dos dispositivos Nokia. O Symbian é bom e prático, mas já não aguenta a concorrência, parecendo desatualizado perto de outros sistemas, como o iOS e o Android.

O que a Nokia nos trará no futuro? Vamos ver, mas nos parece que haverá uma revolução na empresa, o que pode ser bom tanto para Nokia como para a Microsoft. A parceria poderia recuperar o espaço perdido da Nokia e trazer novos e mais tecnológicos smartphones para o mundo, como popularizar o Windows Phone 7, um sistema que permanece limitado e minúsculo perto dos concorrentes, tanto que no Brasil praticamente não há mais smartphones com novos sistemas Windows. Será que isso ocorrerá mesmo ou a parceria falhará? Não sabemos, temos que esperar, primeiramente, a parceria ser confirmada!

Fique ligado para mais informações aqui, no CelArena.

fontes 1 & 2
imagem  inicial

0 comentários:

Postar um comentário