A semana já começa com um grande anúncio. A Google comprará a Motorola Mobility por 12,5 bilhões de dólares, pagando 40 dólares por cada ação da empresa. O valor corresponde à 63% do valor total da empresa na bolsa de valores. Com isso, a Google deixa de ser apenas uma desenvolvedora de software, subindo ao patamar da Apple e outras como fabricante.
A Motola Mobility junto com a Motorola Solutions compõe a Motorola Inc. A divisão Mobility é a responsável pelos dispositivos móveis. A compra deverá ser concluída apenas no final do ano ou começo de 2012. Com aproximadamente 40 bilhões de dólares em caixa, 12,5 bilhões não é tanto assim para a Google, mas ainda é um número bem grandinho, inclusive é a maior aquisição da Google de todos os tempos. A Google afirmou que as duas empresas continuarão a trabalhar separadamente e que a Motorola não terá privilégios especiais.
O interessante a destacar são as mudanças que a aquisição gerará. Com mais de 17 mil patentes, a Motorola parece ser uma das melhores opções da Google para defender o seu sistema operacional Android. Como já comentamos antes, a "Guerra de Patentes" está crescendo cada vez mais e não parece estar perto de acabar, e o Android tem sido um alvo constante. Larry Page, CEO e co-fundador da Google, deixa claro: "A aquisição aumentará a competição por aumentar o portfólio de patentes da Google, que nos permitirá proteger melhor o Android de ataques anti-competitivos da Apple, Microsoft e outras empresas".
Quanto a marca Nexus de smartphones da Google, nada deverá mudar. A Motorola, assim como todas as outras fabricantes que desejarem, deverá participar do processo de seleção, imparcialmente. O Android não deverá mudar, a forma como é desenvolvido e executado permanecerá como é. Parceiras da Google não parecem incomodadas com a aquisição, pelo contrário. Os CEOs da Samsung Mobile, LG, Sony Ericsson e HTC derão boas-vindas a novidade e demonstração satisfação em ver o empenho da Google em proteger o Android.
Portanto, é evidente que podemos concluir que a nova compra da Google é uma tática para se defender na atual "Guerra de Patentes". Será que a Apple e Microsoft farão algo para aumentar mais suas defesas também? É difícil responder, mas o que podemos perceber é que o atual conflito não vai acabar tão cedo.
0 comentários:
Postar um comentário