4 de ago. de 2011

Google acusa Microsoft de ir para a cama com a Apple


Lançado mais um capítulo da "Guerra de Patentes". Que o Android é um sistema que cresce muito e sem parar todos nós já sabemos. Também é óbvio concluir que tal crescimento incomoda seus concorrentes. Essa incomodação tem tomado a forma de uma guerra de patentes. Agora, a Google resolveu reagir.

Por meio do blog oficial da Google, o vice-presidente senior da empresa, David Drummond, disse que está no ramo da tecnologia há duas décadas e que a Apple e Microsoft sempre estiveram estrangulando uma a outra, então quando elas vão para cama juntas, algo está acontecendo.

Vamos fazer um resumo simples da situação: a Microsoft processou e fechou um acordo com a HTC por quebra de patentes, onde a HTC deverá pagar 5 dólares a Microsoft por cada Android vendido por ela. A Microsoft está tentando um acordo similar com a Samsung, também alegando quebra de patentes. A Apple processou a HTC também sobre quebra de patentes e, se ganhar, a HTC não poderá vender nos EUA e outras fabricantes poderão sair perdendo junto, já que duas das patentes supostamente quebradas envolvem diretamente o Android.


Após tudo isso, a Google, por meio de David Drummond, acusa a Apple e a Microsoft de "irem para a cama juntas" por se unir em comprar patentes antigas da Nortel e Novell, tentando fazer a Google pagar pelo privilégio de ter certas licenças em dispositivos Android. "Em vez de competirem com por criarem novos recursos e produtos, partem para questões judiciais" diz Drummond.

Quem realmente sai perdendo nessa história? Os consumidores! Por causa de toda essa verdadeira guerra fria, os produtos tecnológicos podem ficar cada vez mais caros, já que quem cobre pelo aumento dos preços das patentes e as taxas cobradas pelos concorrentes por quebra de patentes somos nós, consumidores. Além disso, tantos gastos com problemas na justiça diminuem o investimento em inovação e criação de novas tecnologias, além do medo em lançar um novo recurso que outra fabricante já tem a patente e acabar entrando para a guerra também.

fontes 1 / 2 / 3

0 comentários:

Postar um comentário