22 de jun. de 2012

Windows Phone 8: as novidades e avanços


Para manter-se presente no mercado de smartphones, ficar parado está proibido. É claro que uma empresa com tanta experiência quanto a Microsoft sabe muito bem disso. Por isso, não perdeu tempo, e trouxe diversas melhorias e avanços para a nova versão do Windows Phone. Vamos ver o que mudou:

Hardware

Finalmente, o sistema móvel da Microsoft aceita processadores com mais de um núcleo. Que venha o dual-core e quad-core! Não só estes, mas até mesmo processadores com 64 núcleos já são suportáveis. Mais uma necessidade atendida é quanto a resolução da tela, as disponibilizadas são: WVGA, WXGA e 720p, sem atrapalhar o funcionamento dos aplicativos já existentes. Suporte a cartão de memória (microSD0 é bem-vindo.


Internet Explorer 10

Carregando características vistas em sua versão para computadores, o novo Internet Explorer promete velocidade. Desempenho Javascript está 4 vezes melhor do que antes e todos os sites que abrem em seu Explorer no computador também abrirão no celular. O suporte a HTML5 também foi aprimorado, assim como as medidas de segurança.


NFC

A tecnologia NFC está por trás dos pagamentos móveis e do fácil compartilhamento de arquivos, e está no WP 8. Tap-Send permite a transferência de arquivos entre smartphones do mesmo sistema por meio de um simples toque entre os dois. Passe uma música em apenas um tapa! "Wallet", ou carteira, é um recurso similar ao Google Wallet, possibilitando que você tenha acesso a seus cartões de crédito ou débito no próprio aparelho, além de cartões de loja e cupons de desconto.


Nokia Maps para Todos!

GPS offline com guia deixa de ser um privilégio nativo de smartphones Nokia e passa direto para o Windows Phone 8. Os mapas da Nokia podem ser acessados mesmo sem conexão com a internet e utilizados por outros aplicativos.


Nova Tela de Início 

Os "Live Tiles", ícones animados com atualizações em tempo real, ficaram ainda mais inteligentes e ocupam todo os espaço da tela. Agora é o usuário quem escolhe o tamanho do quadradinho do jeito que bem entender, tanto menor quanto maior ao padrão anterior, mudando também sua funcionalidade e cor. Quase um widget, não?


Multitarefas (Skype integrado)

O famoso "multitasking" também teve sua parte nas melhorias. Aplicativos de localização continuam a funcionar minimizados, assim como apps de comunicação. O maior destaque é a imensa integração com o Skype, que poderá ficar ligado a todo tempo, mesmo minimizado, e assumiu a interface das ligações normais do aparelho. O Skype é, realmente, como um telefone agora. Outros serviços VoIP também poderão funcionar assim. Má notícia para as operadoras, mas boa para o bolso do consumidor!


Comandos de voz (Siri?)

Em parceria com a Audible, a Microsoft quer te ofercer a possibilidade de conversas com seu smartphone. Comandos de voz mais eficientes e integrados com o sistema estão presentes, disponíveis também para os desenvolvedores utilizarem como quiserem em seus próprios aplicativos. Siri tem mais um concorrente.


Jogos, Câmera e Atualizações

Graças ao melhor suporte a DirectX, novos e melhores jogos poderão facilmente ser adicionados e disponibilizados no MarketPlace, que conta com mais de 100 mil apps. Panorama está acrescetado, junto com rápido disparo, para incrementar a câmera. Futuras atualizações serão OTA (over the air), ou seja, pelo ar, nada de cabos. E não se preocupe, por pelo menos 18 meses, a Microsoft garante que seu aparelho receberá todas as atualizações lançadas.


Por fim...

O novo Windows Phone 8 chegará, primeiramente, por meio da Samsung, HTC, Huawei e, claro, Nokia. A interface será traduzida em 50 idiomas e o MarketPlace estará presente em 180 países. O lançamento está marcado para a primavera brasileira, ou seja, entre setembro e outubro. No entanto, aqui vai uma má notícia: nenhum aparelho já lançado será atualizado para o Windows 8, apenas receberão atualização para o WP 7.8, que traz a nova tela de início e... mais nada.


0 comentários:

Postar um comentário