Como já era de esperar, o Google não perdeu tempo em atualizar o sistema do robôzinho verde cada vez mais popular. A nova versão está focada no desempenho e quer se despedir dos inconvenientes lags. A seguir, conheça as melhorias do mais novo doce que dominará os smartphones e tablets:
Projeto Manteiga
O Projeto Manteiga (ou Project Butter, em inglês) destaca-se por aprimorar a resposta do sistema. A interação com o hardware foi modificada, sendo que o CPU e GPU podem trabalhar paralelamente sem um ter que esperar o outro. O novo Android reconhece seu dedo antes mesmo de tocar a tela e, somado a alterações na resposta ao toque, promete ser suave que nem manteiga, com zero de lag. Dê uma olhada no vídeo comparativo entre o Jelly Bean e o ICS rodando no Galaxy Nexus (ou Galaxy X, no Brasil):
Teclado e comando de voz offline
Com um dicionário mais vasto, melhor auto-correção e um novo design, o teclado está aprimorado, mas a principal novidade é a possibilidade de ditar textos offline. Mesmo sem conexão de dados, seu Android entenderá o que você está dizendo e faz o trabalho de digitar o que você quiser. Inicialmente, o recurso será lançado apenas em inglês, com suporte a outros idiomas mais a frente. Suporte a Braille e novos comandos por gesto foram acrescentados.
Notificações e widgets
A barra de notificações ganhou um novo relógio e permite a expansão de notificações de vários aplicativos, como Pulse e Gmail, para obter mais detalhes sem abri-los. Os widgets ficaram mais inteligentes e ajustam seu tamanho automaticamente enquanto você os move pelas telas do Android.
Google Search
A pesquisa mais popular recebe comandos de voz para competir com o Siri. Faça as perguntas que quiser e o Google responderá, com um estiloso cartão, os dados mais relevantes. Se quiser mais informações, basta mover o cartão para o lado e ter acesso a todo os conteúdos da pesquisa no Google. Google Now, uma parte do novo aplicativo, apresenta informações de locais próximos a você, voos, transporte público e esportes. No entanto, este últimos é exclusividade americana por enquanto.
Câmera e Android Beam
A câmera está mais intuitiva, com uma nova galeria recheada de gestos. Para sair da câmera e ir a galeria, basta passar o dedo para a esquerda e, para deletar fotos, apenas jogue-as para fora da tela, entre outros gestos. Smartphones com NFC e Jelly Bean trarão o Android Beam, recurso que permite compartilhar contatos, páginas da internet, vídeos do Youtube e mais em apenas um segundo.
Quando chega?
Os felizes donos de um Samsung Galaxy Nexus, Nexus S ou Motorola XOOM recebem primeiro a atualização no meio de julho. Os outros ainda terão que esperar. Já os desenvolvedores podem obter o Android 4.1 Jelly Bean SDK imediatamente e começarem a descobrir as possibilidades oferecidas pelo novo sistema.
0 comentários:
Postar um comentário