8 de fev. de 2012

[Especial] Vale a pena comprar um Apple iPhone 4S?

Com apenas uma linha de aparelhos, a Apple conseguiu obter um destaque imenso no mercado de smartphones. O último lançamento, o iPhone 4S, foi o grande responsável pelo assustador aumento nas vendas de iPhones no último trimestre. Com tanta fama nas costas, será que o novo iPhone realmente vale a pena?



As vantagens de um smartphone são muito subjetivas. O que pode ser o dispositivo perfeito para alguns, não passa de um produto totalmente desnecessário para outros. Para ajudar a saber em qual categoria o iPhone 4S encaixa-se na sua vida, vamos analisar pontos positivos e negativos que ele apresenta quando comparado com outros smartphones disponíveis no mercado brasileiro.

PONTOS POSITIVOS

Câmera de 8 MP: é impossível não admitir que o iPhone 4S é excelente para tirar fotos. Tecnologia avançada está presente nas lentes que possibilitam captar imagens com detalhes, cores, contraste e nitidez quase impecáveis. Filmar em Full HD é mais uma experiência mais que satisfatória. Uma das melhores câmeras em um smartphone da atualidade.


Processador dual-core: dois núcleos melhoraram ainda mais o desempenho já veloz do iPhone. Seguindo o rumo das novas tecnologia, possibilita a execução de aplicativos, jogos, vídeos e diversos outros conteúdos com maior qualidade. Lags? Tãos raros quanto um produto Apple barato.

Aplicativos: a App Store é a maior loja de aplicativos para smartphones. A quantidade de opções é assustadora, provendo uma sensação de amplos horizontes para seu celular. Há aplicativos para todos os tipos de pessoas e necessidades. Quer emagrecer, estacionar o carro ou acordar mais bem disposto? Para tudo isso, há um aplicativo.

iOS: o sistema desenvolvido pela Apple tem uma vantagem sobre o Android: prioriza o comando do usuário acima de todos os outros processos, ou seja, para tudo o que estiver fazendo para atender o mais rápido possível ao seu pedido. Isso justifica a suavidade e resposta ao toque insuperáveis.

Siri: o reconhecedor de voz que funciona como um assistente pessoal é tão inteligente quanto o prometido. Pergunte qualquer coisa, o serviço dará um jeito de te dar uma resposta satisfatória e baseada em muitas informações. Preguiça de fazer contas? O Siri calcula por você. É um serviço completo e imbatível.


Tela Retina: a definição gráfica é um dos pontos fortes. Com resolução superior à da maioria, cada detalhe de cada imagem é claro, nítido e recheado de vivas cores. Aplicativos adaptados à alta definição fornecerão uma experiência visual maravilhosa.

PONTOS NEGATIVOS

Siri: mas esse não era um dos pontos positivos? Sim, de fato, o serviço é incrível, mas para os americanos ou outras pessoas que falam nativamente um dos pouquíssimos idiomas suportados. Falar outro idioma sem nenhum sotaque é uma tarefa dificílima, mas parece que o Siri não entende isso. Nada de português, nada de inglês com sotaque, nada de reconhecer locais no Brasil. A utilidade do serviço, para a grande maioria, se esgota. 

Design inalterado: é um iPhone 4 ou um 4S? Quase impossível notar a diferença. O design do iPhone 4 não é ruim, muito pelo contrário, mas ainda falta um gostinho de algo novinho, falta a diferenciação, falta a inovação. O design inalterado gera a sensação de que nada mudou.


iOS 5: como citado nos pontos positivos, o iOS é uma das melhoras formas de se aproveitar o que um smartphone tem a oferecer. No entanto, a nova versão, assim como o design do 4S, falha em apresentar ao algo novo, apenas corre atrás do que já foi incluído no Android. O concorrente apresenta mais opções e liberdade no uso e na personalização, o que teria sido muito bem recebidos no iOS 5. Um exemplo são os diversos e ótimos widgets diferenciados do Android que passam longe do iOS.

Tela de 3,5 polegadas: todos os grandes concorrentes do iPhone apresentam uma tela maior. Mais espaço, quando bem aproveitado, amplia as oportunidades de uso, além de oferecer novas formas de interação e recursos. Uma iOS que explorasse todo o potencial de um iPhone com tela maior poderia ser uma grande inovação, um grande passo em direção à uma nova geração de smartphones.

Preço: ninguém espera que um iPhone seja barato, mas tudo tem limites. Os preços cobrados pela loja online oficial da Apple e outras revendedoras são absurdos. Por R$ 2.600, é possível comprar dois Samsung Galaxy S II pelo mercado livre, aparelho do mesmo nível do 4S. Apenas o preço cobrado por operadoras (R$ 1.899,00 - versão 16 GB desbloqueado) são condizentes com o que o aparelho tem a oferecer.

CONCLUSÃO

Para quem ainda não tem um smartphone, o iPhone 4S fornecerá uma nova e fascinante experiência. Para isso, é preciso pagar um preço, que não é baixo. Portanto, leve em consideração se fará uso do que o aparelho tem a oferecer. Se sim, o iPhone 4S pode valer a pena, e muito! Para quem tem um iPhone 4, uma atualização para o 4S valerá a pena em poucos casos. O novo iPhone não inova, não traz nada surpreendente. Fica claro que a Apple deixou o verdadeiro diferencial que é capaz de produzir para o próximo iPhone. Talvez, para todos os casos, seja melhor esperar o iPhone 5, que será apresentado, provavelmente, em junho, para ter um produto verdadeiramente único. 

* Veja as especificações e uma análise sintética do iPhone 4S aqui *

2 comentários:

  1. Otimo! Muito bom mesmo. Gostei das dicas, tava querendo mesmo comprar um, porem, sua postagem me fez pensar um pouquinho mais antes de gastar um dinheirinho baum! rsrs

    Vlw. :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Ferinha! Se ajudou, o nosso objetivo foi alcançado! =D

    ResponderExcluir