30 de jan. de 2012

Brasil tem uma das tarifas de ligações entre operadoras mais caras do mundo


Fazer ligações do seu celular pré-pago para um amigo que é da mesma operadora não chega a 30 centavos em quase nenhum caso, mas quando o tal amigo é de outra operadora, a história muda. Por que o custo das ligações de celular entre operadoras concorrentes é tão alto? Uma grande causa é a chamada tarifa de interconexão, no Brasil, uma das mais caras do mundo.

A tarifa de interconexão é uma taxa cobrada por minuto que a operadora de quem faz a chamada paga à operadora de quem recebe, ou seja, sempre que ligar para alguém de outra operadora, a sua operadora paga para a outra receber a sua chamada, mas quem realmente paga a conta é você. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou um reajuste que deverá reduzir em 9% o preço dessa tarifa até 2014.

Enquanto isso, a tarifa foi reduzida para R$ 0,03 na Europa. Atualmente, essa taxa é de R$ 0,45 no Brasil. Nos EUA e na China, os valores são de 8 e 6 centavos, respectivamente. Para compensar, as operadoras melhoraram grandemente as promoções do custo das ligações em sua própria rede. Isso gerou um rápido crescimento da venda de chips, assim como de aparelhos dual-sim, já que a solução para baratear a conta é ter acesso aos benefícios de mais de uma operadora.

Fonte de imagem: Folha.com
A Folha.com realizou uma pesquisa sobre o assunto e publicou a imagem acima que mostra as diferenças vistas no país. De acordo com a mesma fonte, a Anatel não promove a redução abrupta da tarifa de interconexão para não prejudicar o equilíbrio financeiro das operadoras. Um exemplo é que 35% da receita da Vivo já chegou a ser proveniente da tal taxa.

0 comentários:

Postar um comentário