20 de out. de 2011

[Preview] Android 4.0 Ice Cream Sandwich: tudo sobre as incríveis novidades!


Chegou a hora de conhecermos mais de perto a nova versão do sistema operacional para smartphones que está dominando o mercado de smartphones e comprando fãs por todo o mundo. A Google apresentou o Android 4.0 Ice Cream Sandwich, o sucessor do Android 2.3 Gingerbread que traz característica da versão Honeycomb para tablets. Vários recursos e novidades foram anunciadas e apresentadas, vamos ver quais são elas:


Para começar, é importante mencionar que o Android 4.0 foi feito tanto para smartphones quanto tablets. Ou seja, temos agora um sistema único e otimizado para ambos os dispositivos. O Android Honeycomb foi lançado para que as fabricantes não colocassem mais a versão Froyo, preparada para telas pequenas, esticada em uma tela maior. A Google já incentiva os desenvolvedores a preparar os aplicativos para ambos os dispositivos. Veja um vídeo de apresenta do Android 4.0 e do Samsung Galaxy Nexus a seguir:


O primeiro destaque do novo Android é a interface. Três prioridades foram definidas durante o replanejamento da interface: fácil, inteligente e fascinante. Com características vistas no Honeycomb, a navegação pelo celular é por meio de botões vituais, sendo três deles os principais, presentes quase que o tempo todo: volter, tela inicial e apps recentes. Dessa forma, a Google praticamente acaba com os botões físicos na face frontal dos aparelhos Android.


A nova interface traz o visual multitasking (multi-tarefas visual). Visual porque você poderá ver todos os aplicativos que estão aberto e em que ponto ele estão, ou seja, você vê o que está acontecendo nos outros aplicativos apenas apertando o botão de apps recentes. O centro de notificações foi melhorado, sendo acessível mesmo com a tela bloqueada, e o teclado virtual vem equipado com melhores corretores de ortografia.


Animações foram acrescentadas em diversas áreas diferentes do sistema, deixando-o ainda mais apelativo aos olhos, com um ar tecnológico e sofisticado. Também é possível criar pastas nas páginas inicial por arrastar um aplicativo para cima de outro, um recurso bem semelhante ao visto no iOS. Ainda tirando proveito do Honeycomb, os widgets funcionam praticamente como no sistema de tablets, sendo redimensionáveis.


O novo People app substitui o aplicativo de contatos, sendo uma forma mais limpa e clara de apresentar seus contatos, com espaços brancos maiores entre cada um e imagens bem posicionadas e no tamanho ideal. A lista de contatos aparenta mais suave, menos "muita coisa em um espaço só". Seguindo a mesma linha, o calendário e os aplicativos Google tornaram-se mais limpos e práticos, com suporte a gestos.


O Gmail está mais com uma interface mais simples, com similaridades a versão da web. Traz recursos aprimorados para completar lacunas como, por exemplo, de destinatário, e fornecer respostas mais rápidas. O novo navegador tem uma nova função de "salvar para ler offline" muito interessante e trocas de tabs mais rápidas em uma lista similar a vista no visual multitasking. O novo aplicativo para a câmera vem com reconhecimento de rostos e editor de imagens, assim como efeitos simultâneos a gravação de um vídeo e possibilidade de tirar fotos panorâmicas. A galeria destaca mais as imagens e tem novas formas de organização, como agrupar imagens por local ou rosto.



Um dos recursos novos é a resposta de texto rápida a chamadas, que consiste em um botão que aparece na tela ao receber chamadas que permite que você mande uma mensagem de texto pré-definidas e finalize a ligação, muito útil para momentos em que não se pode atender o celular. Para desbloquear o novo Android é só olhar para ele! Isso mesmo, o novo sistema traz um reconhecedor de rostos que permite que você configure a câmera frontal para te reconhecer e desbloquear a tela, recurso chamado de Face Unlock. O Android não tem o controle de voz inovador chamado de Siri da Apple, mas tem um recurso que permite que ditar textos sem grandes pausas para o Android escrever para você.


Por último, vamos destacar o novo controle de dados, Um aplicativo já instalado no Android que permite monitorar a quantidade de dados, tanto por 3G quanto por 4G, que foi usada. Vemos, então, diversos recursos interessantes do novo Android 4.0 Ice Cream Sandwich e ainda mais novidades menores serão vistas ao usar um aparelho com o sistema. Infelizmente, não sabemos quando poderemos ter um smartphone com Android 4.0 no Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário