21 de jun. de 2011

Novo Nokia N9 anunciado: botões? pra quê!


Durante o evento Nokia Connections realizado em Cingapura, a Nokia apresentou uma grande novidade. Trata-se do primeiro smartphone com o sistema operacional MeeGo (sistema baseado no Linux desenvolvido pela Intel e a Nokia). Mas esse não é o forte do Nokia N9, pelo menos a Nokia preferiu destacar uma outra qualidade.

Sem botões na frente. Essa é a nova idéia da Nokia. Frente lisa, simples e muito elegante, nada de botões para controlar ou navegar pelo celular. Simples gestos e toques na tela são o que você precisa para fazer qualquer coisa no Nokia N9. Para sair de um aplicativo ou voltar para a tela inicial, basta deslizar para as telas ao lado ou ir a tela onde se encontram minimizadas todas as suas telas abertas (vídeo de demonstração no final da página). Temos aí outra vantagem: multi-tasking!


Tudo isso é executado em um processador de 1 GHz e passado em uma tela AMOLED de 3,9 polegadas. Para melhorar ainda mais, o Nokia N9 conta com uma poderosa câmera de 8 MP com lentes Carl Zeiss (uma das lentes mais famosas do mundo) e capaz de gravar vídeos em HD (720p).

Continuando com as novidades, o Nokia N9 é o primeiro smartphone a trazer a tecnologia Dolby Headphone e Dolby Digital Plus que prometem ótima qualidade de som, até mesmo com os fones de ouvido. Além de tudo isso, traz a tecnologia NFC e o novo Nokia Maps com guia de direções sem a necessidade de estar conectado à internet. O Nokia N9 terá versões de 16 GB e 64 GB e não tem previsão de lançamento, mas está confirmado que virá para o Brasil.


Mas caso você esteja se perguntando, e esse tal de MeeGo? Por ser o primeiro smartphone com o sistema e a Nokia não ter dado destaque nenhum para isso, sabe-se muito pouco sobre o seu funcionamento e do que é capaz. Podemos ver pelo vídeo abaixo, por exemplo, que o MeeGo conta com uma interface mais atraente e inovadora do que o Symbian. No entanto, por ser o primeiro lançamento e não ter aplicativos como os outros sistemas, fica difícil dizer que o MeeGo é um sistema que realmente vale a pena. Mas muito ainda pode mudar, vamos ver o que a Nokia fará pelo MeeGo.



fontes 1 & 2

0 comentários:

Postar um comentário